Como melhorar a concentração com métodos naturais?

A concentração é uma capacidade específica da nossa mente para focar e manter a atenção sobre um problema, objecto ou fenómeno específico. Desenvolve-se com a idade, mas também pode tornar-se difícil de alcançar para os mais velhos ou como resultado de circunstâncias e estilo de vida desfavoráveis. Como melhorar a concentração? Acontece que não é de forma alguma muito complicado, apenas requer algumas mudanças de estilo de vida e consequências na sua consolidação.

Como melhorar a concentração e a memória através do treino mental?

O cérebro é, em certo sentido, o mesmo órgão que os outros e, para permanecer funcional, deve continuar ativo. Há um ditado popular que diz que um cérebro não usado, como um músculo não usado, simplesmente desaparece.

É claro que isto não deve ser tomado à letra, mas o exercício constante da memória e da concentração tem um efeito positivo no funcionamento do cérebro e traz benefícios directos na forma de funções mentais cada vez mais eficientes. Isto é particularmente importante no caso dos idosos, pois evita mudanças desfavoráveis em todas as actividades mentais.

Temos várias técnicas à nossa disposição – exercícios, jogos mentais, terapias psicológicas e até mesmo hipnose. O mais importante é não deixar a mente ser esmagada, mobilizá-la constantemente para o trabalho, sugerir problemas a serem resolvidos, enquanto se cuida do suprimento adequado de oxigênio e nutrientes para o cérebro, que será discutido mais adiante. Graças ao intenso esforço mental, nossa memória e concentração funcionarão perfeitamente mesmo em circunstâncias desfavoráveis ou na velhice.

Exemplos de exercícios de concentração

puzzle

Basta dedicar até 15 minutos por dia para treinar a mente, e você verá resultados mensuráveis após apenas alguns dias. Há muitos exercícios específicos, além disso, podemos inventá-los nós mesmos e também haverá treinamento mental adicional. As mais simples e óbvias são actividades como ler textos que requerem concentração, resolver palavras cruzadas e tarefas matemáticas, montar puzzles, rabiscar, jogar xadrez ou alguns jogos de cartas, por exemplo bridge.

Além disso, podemos aplicar técnicas simples que requerem concentração, tais como contar de 100 para 1, necessariamente ao contrário, porque desta forma nos obrigamos a concentrar ou a brincar com associações. Também podemos olhar com atenção para um objecto, depois escondê-lo e tentar descrevê-lo de memória. Você pode recordar em detalhes os acontecimentos do passado, um livro que uma vez leu ou um filme que viu há muito tempo.

O trabalho do cérebro também é melhorado através de actividades manuais aparentemente não relacionadas. Por exemplo, o envolvimento de uma mão não dominante em tarefas diárias como pentear ou folhear as páginas de um livro (canhoto se formos destros e vice-versa) melhora significativamente o desempenho cerebral. Os exercícios oculares funcionam de forma semelhante – movimentos horizontais dos olhos da direita para a esquerda e vice-versa, ou cambaleio com oitos, facilitam a cooperação dos dois hemisférios do cérebro, e também promovem a hidratação adequada dos globos oculares.

Outros factores importantes a considerar

Além disso, há algumas regras fixas a seguir, nomeadamente:

  • Ao executar uma tarefa, evite quaisquer distracções (TV, música alta, conversas);
  • concentramo-nos num único objectivo, não nos envolvemos em várias actividades ao mesmo tempo;
  • A memória é melhor praticada repetindo o conhecimento recém-adquirido muitas vezes;
  • Em caso de problemas de concentração, nós nos mobilizamos encontrando motivação positiva, por exemplo: se eu fizer essa tarefa, serei promovido ou algum tipo de recompensa, quando eu a terminar, serei capaz de satisfazer os prazeres, etc.

A oxigenação do corpo, e portanto do cérebro, é um pré-requisito para a aptidão mental.

A capacidade de concentração é o resultado de muitos factores e circunstâncias diferentes. Uma boa oxigenação do cérebro é certamente conducente à melhoria de todas as funções mentais, incluindo a capacidade de focalizar a atenção e a memória eficiente. Por sua vez, a sua hipoxia pode ser o resultado de uma respiração superficial e pouco profunda.

O processo de respiração é involuntário e incondicional, por isso muitas vezes não lhe damos a devida atenção. Entretanto, qualquer respiração não fornece ao cérebro oxigénio suficiente, pelo que nos sentimos cansados e sonolentos, e as funções mentais como a concentração, a capacidade de associar rapidamente, a memória, estão significativamente deterioradas.

Vale a pena lembrar de fazer exercícios respiratórios que consistem na respiração do diafragma de vez em quando – lentamente obtemos ar do nariz ativando o diafragma e o estômago, depois lentamente deixamos ir com a boca.

Exercícios aeróbicos ou aeróbicos, ou seja, exercícios aeróbicos, também têm um efeito benéfico na oxigenação do corpo, portanto, no caso de funções mentais enfraquecidas, recomenda-se fazer uma pausa no trabalho e realizar vários exercícios desse tipo. Em geral, devemos ter o cuidado de proporcionar ao corpo o máximo de ar fresco possível, caminhadas e ventilação frequente dos quartos são condições essenciais para um estilo de vida higiênico.

O papel da atividade física, ou como melhorar a concentração através do esporte

mulher que pratica yoga

Não há dúvida de que todo tipo de atividade física tem um efeito positivo em nosso corpo, tanto na esfera puramente física como mental. O homem é um todo psicofísico, portanto, como diz o velho ditado, um espírito saudável em um corpo saudável. A aptidão física tem um enorme impacto sobre o funcionamento do cérebro, o que é comprovado por numerosos estudos. Eles demonstraram que mesmo uma actividade desportiva um pouco intensa mas sistemática reduz o risco de adoecer com Alzheimer, Parkinson ou Huntington.

Os exercícios aeróbicos podem ser utilizados em praticamente qualquer idade e independentemente do grau de treino, assim como a caminhada, natação, ioga ou aeróbica. Aqueles mais avançados em esportes podem usar treinamento de força simples, intervalos, jogging ou artes marciais. O importante não é tanto o tipo de esporte, mas a regularidade e a regularidade. É evidente que a atividade física não só promove a saúde física e mental, mas também uma figura magra. No entanto, deve-se evitar o excesso de formação, pois ameaça perturbar o equilíbrio bioquímico do organismo e a produção excessiva de radicais livres.

A importância do sono e do descanso para o desempenho mental

Se queremos que o nosso cérebro funcione sem falhas, precisamos de ter uma boa noite de sono e aprender a descansar racionalmente. Estas são verdades tão óbvias que não devem ser questionadas, mas nestas épocas agitadas e tensas muitas pessoas parecem ignorá-las.

Acontece que encurtar o sono em até duas ou três horas por dia pode ter um impacto negativo nas habilidades mentais básicas e, a longo prazo, causar sérios distúrbios de memória. Da mesma forma, a falta de descanso, a incapacidade de se libertar dos problemas actuais e o relaxamento total têm um efeito destrutivo.

A privação do sono na chamada fase NREM, que precede a fase REM, tem um efeito desfavorável na concentração e na memória. Na fase NREM, caracterizada por movimentos oculares lentos e pela ocorrência de ondas delta da actividade cerebral, há consolidação e fortalecimento das funções cognitivas. Uma noite de sono muito curta perturba este processo e resulta em distúrbios de concentração durante o dia.

Portanto, não nos arrependamos de dormir, e se tivermos dinheiro para isso, façamos até uma curta soneca durante o dia. Isto certamente promoverá nossa condição mental, assim como a saúde física, já que a privação de sono também diminui a imunidade do corpo.

A influência da dieta na condição mental, ou seja, como melhorar a memória e a concentração através de uma alimentação adequada?

Uma dieta racional e devidamente composta contribui, sem dúvida, para uma melhor condição mental e física. Para desfrutar de uma aptidão mental plena, boa memória e capacidade de concentração plena, é necessário garantir que o nosso menu seja suficientemente rico, especialmente em vitaminas B e outras, ácido fólico, minerais e outros nutrientes importantes.

O cérebro requer um suprimento confiável de quantidade e qualidade suficiente de calorias, que serão convertidas na energia necessária para o seu funcionamento. Portanto, se queremos pensar claramente, sem nenhum obstáculo, focar um problema em particular e ter uma memória confiável, precisamos também cuidar de uma dieta adequada.

Em primeiro lugar, vitaminas

As vitaminas B desempenham um papel extremamente importante para os processos de pensamento. Por exemplo, a vitamina B1 é importante para a transmissão de impulsos nervosos e a sua deficiência pode causar danos permanentes às células nervosas. Graças à vitamina B6 é produzida serotonina, que suporta significativamente o trabalho do sistema nervoso, e a deficiência desta vitamina resulta na deterioração da memória e no envelhecimento prematuro das células nervosas.

Uma função especial é realizada pelo ácido fólico, caso contrário a vitamina B9, B11 ou folatina. Participa em numerosos processos bioquímicos que ocorrem no organismo, e a sua deficiência pode resultar em graves perturbações da saúde, incluindo a degeneração do tecido nervoso. No entanto, as restantes vitaminas deste grupo – B3, absolutamente essenciais nos processos de lembrar se o B4 e as vitaminas A, E e C são importantes.

Minerais igualmente importantes

Os minerais não só melhoram a condutividade dos impulsos nervosos e apoiam a função cerebral, como também têm, tal como as vitaminas, propriedades antioxidantes. O ferro é um portador de oxigênio, o cálcio ajuda a conduzir os impulsos nervosos, assim como o magnésio, que adicionalmente contribui para a produção de vitaminas B. O potássio melhora a oxigenação do cérebro, o fósforo melhora a inteligência e a memória, o zinco protege o sistema nervoso contra os radicais livres.

Hidratos de carbono complexos

O cérebro utiliza até 25% da energia fornecida ao corpo, incluindo quase metade da glicose que circula no sangue, que, juntamente com o oxigênio, é a fonte primária do seu fornecimento. Por razões de saúde, no entanto, deve-se evitar açúcares simples e procurar carboidratos complexos. Desta forma, vamos fornecer ao nosso corpo e cérebro energia suficiente, sem medo de um aumento excessivo e rápido dos níveis de açúcar e da formação de tecido adiposo.

Proteína necessária

A proteína é um elemento essencial do cérebro, também responsável pela regeneração eficiente das células nervosas. Sua deficiência resulta não só na debilidade geral do corpo, mas também em problemas de memória, concentração e todos os processos de pensamento.

Ácidos valiosos Ômega3

Os ácidos gordos insaturados do tipo ómega têm um efeito positivo na função cerebral. Melhoram a memória e a concentração, reduzem o risco de demência e mantêm a mente fresca por um longo período de tempo.

Lecithin

É uma substância particularmente importante para as pessoas afectadas pela deterioração do desempenho cerebral, seja devido à idade ou como resultado de stress e exaustão. A lecitina aumenta a eficiência das funções mentais, especialmente a memória, a concentração, o pensamento claro e a capacidade de aprendizagem.

O que devemos comer primeiro?

Além dos produtos que são a base de uma dieta saudável, ou seja, vegetais ricos em vitaminas e minerais, fibras e carboidratos complexos, produtos de cereais integrais e leite e seus produtos, e finalmente peixe, de preferência frutos do mar, vale a pena complementar o cardápio com ingredientes pouco populares, neste caso muito importantes.

Por exemplo, linhaça, uma rica fonte de lecitina, zinco e ácidos gordos insaturados, e produtos de soja de composição semelhante. O menu diário inclui legumes, sementes de abóbora, nozes, sementes, frutas secas e um pouco de chocolate amargo.

Você também pode chegar a preparações prontas contendo de forma condensada os componentes mais importantes para a eficiência da mente, como, por exemplo, o suplemento dietético Brain Actives, que é uma combinação de substâncias notrópicas valiosas para o trabalho do cérebro.

Leia a revisão Brain Actives

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Fontes:

Category: saúde

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