Comprimidos para dormir – realmente precisamos deles?

Nos últimos anos, vem ocorrendo um problema crescente da insônia, mesmo entre os jovens. A medicina define esse fenômeno não apenas como uma dificuldade em cair no sono, mas também na sua manutenção. Acordar frequentemente à noite, sono inquieto e superficial, duração muito curta dele, tudo isso tem um efeito negativo na saúde e funcionamento diurno. Não é de se admirar que cada vez mais e mais pessoas estejam buscando várias formas de combater a insônia.

Sintomas e efeitos da insônia

Já nos acostumamos com o fato de que a vida moderna significa pressa e estresse constantes, que é muitas vezes acompanhada pela ansiedade e até mesmo pelo medo. Ao mesmo tempo, nem sempre estamos conscientes dos efeitos adversos que esse tipo de estilo de vida tem sobre o corpo. Há uma conexão direta entre o que e como vivemos durante o dia e a qualidade do nosso sono. Os problemas de sono crônicos levam ao agravamento dos sintomas – distúrbio da concentração, desaceleração do pensamento e da ação, diminuição do ânimo e até mesmo doenças físicas específicas – dores de cabeça, fraqueza, problemas cardíacos e processos metabólicos.

O mal-estar e baixo ânimo causado pela insônia podem levar à depressão e, certamente, não contribuem para uma boa condição psicofísica e não nos ajudam a lidar com os problemas cotidianos. Portanto, não é de se surpreender que vários meios e pílulas para o sono estejam se tornando cada vez mais populares. Em geral, começamos de maneira segura, com preparados naturais, suplementos ou pílulas de ervas para dormir sem receita médica. Se, no entanto, você perceber que seu uso por um longo tempo não traz resultados, você deve necessariamente procurar um especialista em medicina do sono. Não é incomum que os distúrbios do sono tenham uma base patológica.

Remédios para dormir por prescrição

As pílulas do sono prescritas pelos médicos são: benzodiazepínicos, barbitúricos ou hipnóticos não-bitbituratos, diferem na sua estrutura e nas propriedades químicas. Quando se trata da ação, existem produtos farmacêuticos que ajudam a cair no sono e aprofundar e prolongar o seu sono. Tanto os benzodiazepínicos como os barbitúricos têm, infelizmente, alguns efeitos colaterais. Porque eles não causam sono fisiológico, eles podem causar sonolência ou fadiga depois de acordar. Os comprimidos prescritos para o sono não curam a insônia em si, só ajudam você a adormecer e, possivelmente, melhorar a sua qualidade de sono.

Particularmente perigosos são os barbitúricos. Eles causam dependência relativamente rápida, e a sua combinação com o álcool ou a overdose pode levar à paralisia respiratória e à morte. Em relação aos potenciais efeitos colaterais das pílulas para dormir, os seguintes itens são listados:

  • diminuição da imunidade,
  • fadiga crônica,
  • concentração, coordenação e atenção prejudicadas,
  • mudanças de personalidade.

Por receita médica também podemos encontrar outros comprimidos para dormir da nova geração – zolpidem, usado para tratar a insônia a curto prazo, zopiclone com efeitos sedativos e zaleplon, recomendado em casos de distúrbios graves do sono. Eles são mais seguros que os benzodiazepínicos ou barbitúricos, com menos risco de dependência.

Comprimidos de ervas para dormir sem receita médica

As pessoas que têm problemas para dormir devem primeiro buscar preparados de origem vegetal para este fim. Eles funcionam como calmantes leves, relaxam e acalmam, ajudam você a adormecer e melhoram a qualidade do sono. E o mais importante, eles são seguros de usar, não incomodam e não dependem de medicamentos fortes prescritos.

Disponível amplamente como comprimidos, xaropes ou infusões, os suplementos e preparados para dormir geralmente contêm extratos de lúpulo, erva-cidreira, valeriana, espinheiro, erva de São João ou hortelã-pimenta. Se nos perguntarmos o que fazer para dormir melhor, o melhor é procurar por um sonífero natural, especialmente os chamados preparados combinados, que também contêm vitaminas, minerais e aminoácidos.

A melatonina também é um remédio bom e eficaz para o sono. É um hormônio natural produzido na glândula pineal, responsável pelo ritmo adequado do acordar e do despertar. É tomado durante duas ou três semanas, em doses de 1 mg a 5 mg por dia, uma hora antes de dormir. É especialmente recomendado no caso de distúrbios do sono, no ciclo diurno. Uma solução interessante e eficaz são também as cápsulas e os comprimidos, nos quais você pode encontrar tanto ingredientes vegetais como a melatonina. Tais medidas (por exemplo, o Melatolin Plus), devido à disponibilidade sem receita médica e eficácia ideal, estão se tornando cada vez mais populares entre pessoas que lutam com vários tipos de problemas do sono.

A insônia, hoje tratada pela medicina como uma entidade patológica distinta, pode contribuir para sérios distúrbios no funcionamento do organismo. Portanto, ela não deve ser subestimada. No entanto, antes de utilizarmos meios como produtos sintéticos, vale a pena garantir a higiene adequada do sono e, possivelmente, ajudá-la com os preparados de erva.

Category: saúdeSuplementos alimentares

7 comments

  1. Há alguns meses atrás comecei a ter problemas de sono, pesadelos constantes, acordava no meio da noite e eu ficava com medo de cair no sono novamente. Acabou acontecendo de eu estar com medo de ir para a cama e eu era capaz de passar a noite toda no sofá e a erva-cidreira e outras ervas não me ajudaram. Depois, fui ao médico e passei a tomar o zolpidem, com a condição de que eu só o tomasse por um mês. Realmente, ele ajudou no começo, embora depois de acordar eu tivesse um gosto desagradável na boca. Mas depois de algum tempo, parou de funcionar e agora, que acabou o que o médico me prescreveu, os antigos problemas voltaram. Vou fazer mais uma visita ao doutor e eu pedirei algo mais forte.

  2. Eu tomo Imovane – é uma forma do zolpidem e é suficiente para mim, durmo como um bebê, me levanto de manhã sem nenhum problema, e durante o dia eu me sinto descansado, mas não sei o que será quando o remédio terminar.

  3. Hmmm, meninas os remédios de ervas não são suficientes? Por que se encher de química arriscando alucinações e vício? Se vocês não conseguem dormir porque têm pesadelos, então têm que ir a um psiquiatra ou especialista em medicina do sono. A psicoterapia em vez da medicação é muitas vezes suficiente para esses problemas. É mais saudável para o corpo e os efeitos são mais duradouros. Isso me ajudou e agora tomo melatonina e está tudo bem.

  4. Para o Brayan40 Eu não gosto de concordar com um homem, mas você está certo. Eu tive problemas terríveis, praticamente não dormi por três meses, algumas alucinações, medo, um verdadeiro horror. O psicólogo me dirigiu à TCC, terapia cognitivo-comportamental e agora a vida é voltou a ser mais suportável. Alguém também me recomendou Forsen com melatonina e estou dormindo facilmente.

  5. Eu nunca tive problemas para dormir, muito pelo contrário, sempre tive problemas para me levantar apesar de dormir bem. Mas, recentemente, tenho andado o dia todo chateado, no trabalho tudo está desmoronando, quando eu volto para casa, só penso no trabalho e à noite eu não posso acalmar. Não consigo fugir dos pensamentos, e agora eu me vejo olhando para o meu relógio e contando quantas horas me faltam para me levantar de manhã cedo e, de novo, cheia de sono. Um círculo vicioso! Eu não sei o que fazer, tomei algumas pílulas de ervas, mas nada ajuda, me aconselhem um bom remédio!

  6. Para Carla4, vá ao médico, não tente fazer esse tipo de coisa por conta própria. Pode se de você apenas precisar de um calmante, para que produtos sintéticos logo de cara.

  7. @Carla4 os comprimidos de ervas e mais comprimidos de ervas. Algumas pessoas usam a valeriana com lúpulo, enquanto outras precisam de algo mais elaborado. Você experimentou os comprimidos que têm melatonina, além de ervas? Ou talvez triptofano? Experimente, talvez te ajude. Existe uma ampla gama de produtos para sono no mercado sem receita, não recomendo medicamentos prescritos se você não quiser se meter em mais problemas. Procure informações sobre o vício em pílulas para dormir ou declarações nos fóruns de pessoas que se tornaram viciadas nelas, e você vai deixar de pensar nelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Article by: admin