Dieta com hipotireoidismo – uma maneira simples de melhorar sua saúde

A dieta hipotireóidea não é muito dura ou complicada, e colocá-la em prática não deve ser um problema. Se você está lutando com subconsideração, modifique seu plano de nutrição o mais rápido possível. Pode ser a chave para melhorar a glândula tireoide e, assim, evitar muitos sintomas desagradáveis, com o qual você enfrenta no seu dia. Nós damos princípios básicos de dieta em hipotireoidismo. Com relação ao que comer e o que evitar para melhorar o funcionamento da glândula.

A importância da dieta para o hipotiroidismo

Com hipotireoidismo, há um equilíbrio hormonal interrompido que resulta em uma série de sintomas, incluindo a diminuição do metabolismo, problemas com a digestão, ganho de peso, dificuldade de concentração, fadiga crônica e sonolência, deterioração da condição do cabelo e da pele. Dependendo do caso específico, o tratamento do hipotiroidismo pode ser mediado ou sem assistência.

Independentemente de tomarmos ou não medicação para hipotiroidismo, devemos introduzir uma dieta especial, porque é a chave para a função da tireoide. Alguns nutrientes, por exemplo, o iodo, o cobre ou o aminoácido tirosina, apoiam excepcionalmente o funcionamento da glândula tireoide e estimulam a produção de hormônios, inibindo assim os sintomas de hipotiroidismo, incluindo o ganho de peso. Outros componentes, por exemplo, vitamina D, neutralizam a inflamação e estimulam o sistema imunológico, o que se reflete na saúde da glândula tireoide.

Por outro lado, há muitos alimentos que não são particularmente úteis para a tireoide (por exemplo, produtos da paleta de alimentos processados), retardam seu trabalho, interrompem a absorção de iodo e outros ingredientes importantes, reduzem a imunidade do corpo e interrompem o equilíbrio hormonal. Vale a pena se familiarizar com a lista de produtos indicados e inadequados na dieta com hipotireoidismo e, com base nisso, criar um novo menu.

E aqui estão os nutrientes cujo reabastecimento sistemático é particularmente importante para pessoas com hipotireoidismo:

  • iodo;
  • zinco;
  • selênio;
  • cobre;
  • ferro;
  • Vitaminas do complexo B;
  • vitamina D;
  • vitamina C;
  • vitamina A;
  • vitamina E;
  • proteína saudável;
  • ácidos graxos ômega 3 insaturados.

Dieta com hipotireoidismo – o que comer?

Os produtos recomendados para pessoas que sofrem de hipotireoidismo são:

  • carne magra (contém uma proteína bem absorvida, rica em valioso para os aminoácidos da tiroide, incluindo a tirosina);
  • peixe do mar , por exemplo, arenque, sardinha, cavala, alabote, bacalhau, salmão, pescada (abundante em iodo, ómega 3, proteínas integrais, vitamina D, selénio);
  • frutos do mar (eles são ricos em iodo, vitamina D e proteína);
  • produtos lácteos magros , por exemplo, soro de leite coalhado, iogurte natural, quefir, coalhada (uma fonte de proteína e valiosa para manter as funções normais da tireoide de bactérias probióticas);
  • ovos (eles são ricos em proteína saudável, vitamina D, vitamina A, vitaminas do grupo B);
  • flocos e farelo de cereais, cereais, pão integral (fonte de zinco, ferro, vitaminas do complexo B);
  • leguminosas, como ervilhas e grão-de-bico (contêm vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E, zinco e selênio, ferro);
  • sementes e sementes, nozes, castanha do Brasil (contêm zinco, selênio, cobre, vitamina E);
  • óleo de linhaça, óleo (fonte de ácidos graxos insaturados valiosos);
  • vegetais como: tomate, pimentão, abobrinha, cenoura, beterraba, alho, vegetais folhosos (fonte de fibra alimentar, vitamina C, vitamina A);
  • frutos , por exemplo cítricos, maçãs, bananas, groselhas (ricos em antioxidantes, enzimas, vitaminas).

As águas minerais também são uma parte importante da dieta para o hipotireoidismo .É melhor bebê-los no montante de aproximadamente 1,5-2 l por dia. Também é uma boa ideia usar suplementos alimentares que suportam a tireoide .Os mais eficazes são aqueles baseados em algas ricas em iodo e contêm ingredientes adicionais para melhorar o funcionamento da glândula (por ex. Thyrolin).

Ao usar uma dieta que suporta o trabalho da tireoide, também vale a pena prestar atenção à maneira de comer . Você deve consumir 5-6 refeições não muito grandes por dia, mantendo uma distância de cerca de 3 horas entre elas. Esses intervalos são uma forma de evitar a fome, diminuir os níveis de açúcar no sangue e retardar o metabolismo.

O que evitar na dieta com hipotireoidismo?

Alguns produtos podem enfraquecer a atividade da tireoide, exacerbar os sintomas do hipotireoidismo e agravar a autoimunidade. Aqui estão os alimentos para evitar:

  • alimentos processados;
  • fast food;
  • doces e salgadinhos;
  • pão branco, produtos de farinha branca;
  • repolho;
  • couves de Bruxelas;
  • nabos;
  • couve-rábano;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • couve;
  • soja;
  • álcool;
  • bebidas doces coloridas.

Dieta com hipotireoidismo – um cardápio

Dia 1

  • Café da manhã: mingau com banana e canela
  • 2º café da manhã: sanduíche de pão integral com cavala e pasta de queijo cottage
  • Almoço: chili com carne com peru moído, arroz integral
  • Lanche da tarde: smoothie com frutas cítricas, kiwi e sementes de abóbora
  • Jantar: sanduíche de presunto de frango, queijo cottage e pepino

Dia 2

  • Café da manhã: omelete com tomates
  • 2 café da manhã: torradas com queijo brie, toranja
  • Almoço: cogumelo Kashotto
  • Lanche da tarde: creme de ervilhas verdes polvilhado com sementes de girassol torradas
  • Jantar: salada de camarão, pão integral

Dia 3

  • Café da manhã: um pão integral com salmão defumado, pimentão e endro
  • 2º café da manhã: coquetel de leite coalhado com frutas e farelo
  • Almoço: prato de um prato com tomate, abobrinha, pimentão, cebola, alho, peito de frango em cubos, torrada integral ou massa integral
  • Lanche da tarde: queijo cottage com passas, girassol, mel, linhaça
  • Jantar: sanduíches com pasta de ovo, salada de pepino em conserva, cebola e pimentão

Dia 4

  • Café da manhã: painço com oxicoco seco, nozes e sementes de gergelim
  • 2º café da manhã: sanduíche de pão integral com queijo com mofo azul e azeitonas
  • Almoço: sopa de creme de abóbora, peixe assado com legumes servido com arroz integral
  • Chá da tarde: rolinho de presunto com queijo cottage e recheio de vegetais
  • Jantar: goulash light com lombo de porco ou ombro de porco e cogumelos

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