Dieta de limpeza – para a saúde e uma figura magra

Uma dieta de limpeza pode encurtar o nosso caminho para uma figura magra, mas também pode promover a saúde ao desintoxicar o corpo de substâncias nocivas. Ao longo das nossas vidas, vários tipos de toxinas acumulam-se no nosso corpo, influenciando negativamente a nossa saúde e bem-estar. A sua fonte é uma variedade de factores, principalmente a poluição ambiental, alimentos pouco saudáveis que consumimos, mas também um estilo de vida – stress, falta de exercício, privação do sono e relaxamento. As substâncias nocivas acumuladas no corpo enfraquecem a imunidade e contribuem assim para o desenvolvimento de várias doenças.

Dieta de limpeza corporal – por que é tão importante?

Nosso corpo, além de assimilar os nutrientes necessários, também acumula vários “resíduos” que permanecem após o processo de metabolismo. De uma forma natural, devem ser removidos inteiramente pelos órgãos, fígado e rins destinados a este fim. No entanto, o estilo de vida moderno faz com que os mecanismos naturais não consigam acompanhar a limpeza do corpo. Comemos muito poucos vegetais e frutas, e demasiados produtos de farinha e proteínas, gorduras, doces e alimentos processados. Temos muito pouco exercício e muito stress, respiramos ar poluído e adicionalmente sobrecarregamos o corpo com estimulantes.

Por estas razões, o corpo humano moderno é frequentemente privado de vitaminas e minerais essenciais, acidificado e carregado de toxinas. A purificação do corpo é para regenerar, re-hidratar, desacidificar e oxigenar cada célula do corpo. Ao usar uma dieta de limpeza, fortalecemos o nosso sistema imunológico e minimizamos o risco de uma das muitas doenças da civilização. A dieta de limpeza pode ser usada de vez em quando, sob a forma de um tratamento de um dia ou sob a forma de vários dias de desintoxicação mais prolongada, por exemplo, na Primavera ou no Outono.

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Dieta de Poxificação – princípios e contra-indicações

coquetel de verduras, legumes e frutas na mesa

Devemos realizar o tratamento durante um fim de semana ou feriado, quando o trabalho não requer alta atividade. Pelo menos uma semana antes do início da dieta, devemos parar de comer alimentos altamente processados, reduzir o açúcar e as gorduras.

Todo o mecanismo de desintoxicação é baseado em dois factores – exclusão de certos alimentos pouco saudáveis do menu e, ao mesmo tempo, fornecimento ao organismo de substâncias valiosas que o limpam e regeneram. Desta forma, apoiamos os processos naturais de desintoxicação no fígado, rins, intestinos e pele e ao mesmo tempo regulamos e melhoramos o metabolismo.

Existem alguns inconvenientes a serem considerados durante uma dieta de limpeza, estes são os efeitos do processo de desintoxicação, nomeadamente dores de cabeça, sonolência, fadiga, transpiração excessiva, problemas com os movimentos intestinais ou diarreia. A fim de evitar os sintomas irritantes, é necessário preparar-se adequadamente para o tratamento, como mencionado anteriormente, e não introduzir uma dieta restritiva da noite para o dia. A dieta de limpeza também requer beber grandes quantidades de água e infusões de ervas, e depois, para não desperdiçar os resultados alcançados, um enriquecimento gradual da dieta, mas tendo em conta os princípios de uma alimentação saudável.

A dieta de limpeza não é recomendada para crianças, mulheres grávidas e lactantes. Deve ser geralmente usado por pessoas saudáveis e, definitivamente, evitar aqueles que sofrem de doenças do sistema digestivo, do trato urinário e qualquer inflamação aguda.

Dieta de limpeza e emagrecimento

salada de legumes e frutas em tigelas

Para nos livrarmos do excesso de peso, muitas vezes usamos soluções muito radicais, na crença de que desta forma eliminaremos o problema do excesso de peso de uma vez por todas. Nada poderia estar mais longe da verdade, muito raramente a fome traz os resultados esperados a longo prazo.

Embora uma greve de fome mais longa cause uma rápida perda de peso, ela enfraquece e destrói o corpo. Além disso, o não fornecimento dos nutrientes necessários ao organismo retarda os processos metabólicos e, após o fim da greve de fome, todas as calorias consumidas serão imediatamente armazenadas no tecido adiposo. Portanto, é apenas um passo para voltar rapidamente ao seu peso antigo, ou mesmo ultrapassá-lo.

Entretanto, uma dieta de limpeza pode ser um excelente instrumento na luta contra o excesso de peso, uma vez que não só desintoxica como também promove um metabolismo mais rápido, ao mesmo tempo que fornece os nutrientes mais valiosos para o nosso corpo. Claro que, para alcançar os resultados desejados, a dieta de limpeza e emagrecimento deve durar um pouco mais.

Uma dieta de limpeza de um dia, que consiste em comer apenas vegetais e frutas e beber água, só vai permitir que o corpo descanse e se livre de algumas das toxinas e, por exemplo, dos inchaços. Uma dieta de limpeza de vários dias irá certamente aumentar os efeitos positivos. Se você decidir por uma terapia a longo prazo com vegetais e frutas, como a dieta do Dr. Dąbrowska, você não só limpará completamente o seu corpo de toxinas que interferem com o seu bom funcionamento, mas também perderá o excesso de peso.

Embora a perda de peso seja um pouco mais lenta com uma dieta de limpeza, não podemos esperar uma rápida queima de tecido adiposo, mas ajustar e acelerar o próprio ritmo do metabolismo promove uma figura magra e também tem um bom efeito na nossa saúde e bem-estar.

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Dieta de limpeza – um menu

a mulher está cortando couve

A base do tratamento de emagrecimento e limpeza são produtos com alto teor de fibras, ou seja, vegetais, frutas, ervas, produtos de cereais integrais, água e chás de ervas, sementes e sementes. Recomenda-se consumir de 5 a 9 porções de legumes e frutas por dia, especialmente vegetais de raiz e de folhas, ensilagem e frutas com baixo teor de açúcar.

Na primeira semana da dieta devemos limitar-nos apenas a pratos de vegetais, na segunda semana podemos introduzir produtos de cereais integrais – arroz integral, farelo, trigo mourisco ou groats de cordeiro e produtos lácteos. Todos estes são produtos naturais pobres em carboidratos e gorduras, mas ricos em vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias bioactivas valiosas.

No que diz respeito à parte vegetal, ela deve ser incluída no menu:

  • vegetais de raiz – cenouras, aipo, beterrabas, nabos, rabanetes, salsa
  • legumes de folhas – alface, couve, salsa, salsa, agriões, espinafres, foguete, ervas aromáticas
  • legumes brássica – couve, brócolos, couve-flor, couve-rábano
  • legumes cebola – cebola, alho-porro, alho-porro
  • Cucurbitáceas – abóbora, aboborinha, abóbora, abóbora, pepino
  • Legumes solanáceos – tomates, pimentos
  • leguminosas – soja, grão-de-bico, lentilhas, feijão

Exemplo de menu na dieta de purificação

A primeira semana

1 dia:

  • pequeno-almoço – salada de aipo, pepino e pimenta, sumo de beterraba, chá verde
  • jantar – sopa de repolho, salada de tomate, chá de frutas
  • jantar – couve-flor cozida ao vapor, salada de cenoura, chá de gengibre

Dois dias:

  • pequeno-almoço – legumes cozidos, sumo de cenoura
  • Almoço – borscht ucraniano, salada de maçã e alho francês, sumo de beterraba
  • jantar – alho francês estufado sem gordura, salada de rabanete e tomate, chá verde

Três dias:

  • pequeno-almoço – couve cozida com tomate, maçãs guisadas, chá de ervas
  • almoço – aleo de legumes, brócolos cozidos a vapor, sumo de aipo
  • ceia – abobrinha estufada, salada de rúcula, chá de roseira brava

Segunda semana

Um dia:

  • pequeno-almoço – salada de tomate e pimenta, maçã assada, iogurte
  • Almoço – sopa de kohlrabi, salada de aipo, pepino e cebolinho, sumo de beterraba
  • Jantar – groats de cordeiro com bagas ou framboesas, chá de ervas

Dois dias:

  • café da manhã – carpaccio feito de beterraba cozida com suco de limão e foguete, uma fatia de pão dietético, suco de vegetais
  • jantar – abobrinha assada, grelos de nabo, chá de frutas
  • jantar – espargos cozidos, mistura de diferentes saladas, sumo de cenoura

Dia 3:

  • pequeno-almoço – caçarola de legumes, pão Graham, iogurte
  • jantar – lentilhas, salada de tomate e cebola, maçã assada
  • jantar – sopa de repolho, salada com cenoura e gengibre, chá de ervas

Entre as refeições você pode comer vegetais crus ou em conserva, saladas com ervas, em princípio sem qualquer restrição de quantidade. No entanto, gorduras, carne, pão branco, batatas, doces, café e chá fortes, estimulantes devem ser definitivamente excluídos. Beba grandes quantidades de líquidos, ou seja, água parada, infusões de ervas, sucos de vegetais.

Dieta de purificação – receitas para vários pratos da Jarrage

Tratamento de legumes

Corte as cebolas em penas, pimentos listrados, tomates em cubos, junte abóbora picada ou abobrinha, guisados juntos até ficarem macios. Adicione especiarias – sal, pimenta, alho, pimenta-da-jamaica, louro, possivelmente amor ou manjericão e orégãos.

Gazpacho

Corte em cubos os pimentos vermelhos e verdes e o pepino fresco, adicione cebola vermelha finamente picada e um dente de alho, tomate pelado picado, ervas frescas como endro, salsa, cebolinho, sal e pimenta. Mexa tudo, tempere com sumo de limão, refresque no frigorífico. Você pode adicionar iogurte natural ou kefir.

Pombos vegetarianos

Preparar a couve como para os pombos tradicionais. Para o recheio utilize legumes cozidos e triturados – cenouras, salsa, aipo, cebola, tomate, tempere com sal e pimenta e ervas aromáticas. Depois de enrolado, coloque numa caçarola e guisado no caldo de legumes. Você pode adicionar grumos de trigo sarraceno ou arroz integral ao recheio.

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Category: emagrecimento

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