Distúrbios do sono – causas, tipos e tratamento

O sono saudável é absolutamente essencial para o bom funcionamento do nosso organismo, permite a regeneração da força, melhora o desempenho intelectual, é uma fonte de bem-estar e energia necessária para as atividades diárias. Por sua vez, vários distúrbios do sono causam uma sensação de fadiga constante, apatia e mal-estar, também têm um impacto negativo significativo sobre o funcionamento e as condições do corpo.

Distúrbios do sono – causas

Estima-se que cerca de 30% da população atualmente tenha problemas de sono. O aumento no número de tais doenças se dá em grande parte por conta de fatores da vida moderna – seu ritmo cada vez mais rápido, sobrecarga de todos os tipos de estímulos, o estresse contínuo, falta de descanso ou incapacidade de organizá-lo adequadamente.

Isso tudo reflete na qualidade do sono e, consequentemente, leva a um pior bem-estar e até mesmo estritamente a problemas de saúde, estado de fadiga permanente, maior nervosismo. Um círculo vicioso foi criado – com problemas para cair no sono, porque estamos muito cansados ou chateados, e a falta de sono causa uma intensificação desses sintomas negativos.

Distúrbios do sono são todos os tipos de anomalias quanto à sua duração e qualidade. Um sono saudável significa não apenas o comprimento certo da sua duração, mas também o curso correto de todo o ciclo. O sono, como você sabe, consiste em várias fases, e despertar no momento errado pode ter um impacto significativo no nosso humor e bem-estar. Além das circunstâncias externas acima mencionadas, os distúrbios no ciclo normal do sono podem ser influenciados por fatores genéticos, psicofísicos individuais, como, por exemplo, tragédias pessoais ou estresse, e a não observância dos princípios apropriados da higiene do sono.

Os tipos mais comuns de distúrbios do sono

Os distúrbios do sono podem ser psicológicos ou somáticos, e podem ser causados por vários fatores externos. Transtornos mentais como neurose, depressão, vícios e sintomas somáticos como dor, distúrbios metabólicos, hipertireoidismo devem sempre ser sempre consultados com um médico, inclusive quando acompanhados de problemas de sono.

No entanto, os distúrbios do sono geralmente não resultam de uma ou outra doença, mas das circunstâncias atuais: experiências ruins, estresse no trabalho, problemas financeiros ou outra natureza. Como regra, resultam em uma condição como a insônia. Problemas em adormecer e manter o sono são, infelizmente, o resultado mais comum de um estilo de vida moderno, nervoso e pouco saudável.

Por sua vez, um sintoma comum da depressão é a chamada hipersonia, isto é, sono muito longo ou sonolência excessiva que ocorre sem justificação racional durante o dia. Por outro lado, a narcolepsia, uma doença de base neurológica e rara, é manifestada por uma sonolência súbita durante o dia, em consequência da qual o paciente adormece em qualquer situação, às vezes acompanhada de catalepsia.

Outro tipo de distúrbio é o distúrbio do ritmo do sono e da vigília, geralmente causados por fatores externos – mudança de fuso horário, trabalho em ritmo não natural, bem como problemas psicológicos mencionados.

Os distúrbios também incluem a apneia do sono que é uma parada temporária da respiração devido à construção ou funcionalidade inadequada das respiratórias superiores. Menos frequentes são o sonambulismo, a embriaguez a e os pesadelos.

Tratamento dos distúrbios do sono

Problemas de sono crônicos têm vários efeitos negativos em todo o corpo e na nossa condição mental. O declínio no desempenho físico é acompanhado de um sentimento de fadiga constante, irritabilidade e frustração, problemas de memorização e concentração, e até mesmo resistência reduzida e maior suscetibilidade a vários distúrbios fisiológicos e psicológicos.

Portanto, todas as disfunções do sono devem ser diagnosticadas com precisão e depois tratadas. Atualmente, você pode contar não apenas com a ajuda de um médico específico, como um psiquiatra ou neurologista, mas também com centros especializados em medicina do sono. Em tais casos, é geralmente aplicada uma psicoterapia especial com suporte farmacológico. Quando se trata de medicamentos e suplementos, a melatonina para o sono é frequentemente usada, já que o hormônio secretado pela glândula pineal é responsável pela quantidade e qualidade adequadas do sono, e sua deficiência causa distúrbios de saúde.

Também vale a pena cuidar do conforto do seu sono por conta própria. Como dormir melhor? Observe horas constantes de descanso noturno, leve um estilo de vida saudável e fisicamente ativo, evite estimulantes, coma jantares facilmente digeríveis pelo menos duas horas antes de dormir e, antes de cair no sono, relaxe lendo, por exemplo, um bom livro.

Category: saúde

3 comments

  1. Pessoal aconselhem algo para sonolência forte. Torna a vida difícil, eu dormiria de manhã pra sempre, durante o dia me sinto tão sonolenta que mal consigo aguentar. Fui no médico, mas não é nada físico, provavelmente é uma doença congênita. Eu tenho problemas com sonolência desde quando eu era criança.

  2. Tenho sintomas semelhantes – de manhã, problema pra acordar e sonolência e, durante o dia, tem momentos em que estou cheia de sono que às vezes chego a cochilar, por sorte tenho um trabalho tranquilo em que esses ataques de sono não incomodam tanto. O problema é que esses distúrbios do sono estão associados a um grande excesso de peso. Foi o que o médico me disse. Ele me mandou primeiro emagrecer, disse que se eu começar a me exercitar regularmente e perder peso, os problemas com o sono devem desaparecer.

  3. Assim como vocês passo o dia bocejando. À noite eu não durmo muito bem, acordo cansado, bebo café, tudo bem por algumas horas, mas a crise começa por volta das 14h. Café de novo, briga com a sonolência… depois do trabalho à noite eu tiro um bom cochilo, então, durmo mal de novo à noite. Um círculo vicioso normalmente. Mas agora eu tentei parar. Hoje eu não vou tirar meu cochilo, vou dormir normalmente e vou ver como vai ser. O importante é regular as horas de sono, eu acho. Fique cansada durante o dia, não tire sonecas, durma apenas à noite, oito horas e acorde. Tente por alguns dias fazer este ciclo e o seu corpo vai se acostumar. É o que eu acho;)

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