Imunidade baixa do organismo – causas, sintomas, prevenção

Cada organismo é equipado com um sistema imunológico que permite que ele sobreviva em um ambiente cheio de bactérias, vírus e outros micro-organismos nocivos. Às vezes, no entanto, este sistema falha, a nossa imunidade fica baixa ou em situações extremas sobre a sua falta. As razões para o enfraquecimento da imunidade natural podem ser diferentes, às vezes ocorre periodicamente, por exemplo, em conexão com o chamado solstício de inverno.  Felizmente, na maioria dos casos, podemos fortalecer nossa resistência com métodos naturais ou até mesmo domésticos.

De onde vêm as deficiências imunológicas?

Nem todos os micróbios que lidamos ao longo das nossas vidas são prejudiciais ao nosso corpo. Alguns deles, por exemplo, aqueles incluídos na flora bacteriana intestinal, ou a flora saprófita presente na pele, são indispensáveis para o bom funcionamento dos órgãos. Quando se trata de patógenos nocivos, eles encontram vários blocos que são projetados para defender o organismo. A primeira barreira protetora é a pele e as membranas mucosas .No entanto, os elementos mais importantes na manutenção da imunidade adequada são os elementos individuais do sistema imunológico.

Os distúrbios imunológicos podem ser inatos ou adquiridos .Os defeitos imunológicos inatos são um fenômeno raro e possuem uma base genética. No entanto, os distúrbios adquiridos resultam de várias causas relativamente fáceis de serem diagnosticadas.

Em primeiro lugar, a imunodeficiência periódica pode ser o resultado do uso de certos remédios , principalmente antibióticos, imunossupressores e anticancerígenos, e certos tratamentos, por exemplo, a radioterapia.

Em segundo lugar, a imunidade pode ser enfraquecida devido a doenças como diabetes e até infecções comuns. Um caso especial é a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) causada pela infecção pelo vírus HIV.

No entanto, na maioria das vezes a imunidade fraca do organismo é o resultado de negligências, ou seja , nutrição inadequada , falta de atividade física , especialmente ao ar livre, e estilo de vida anti-higiênico.

Quais fatores dependentes de nós reduzem a imunidade?

A dieta é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Quaisquer deficiências de nutrientes necessários para o organismo, especialmente vitaminas e minerais , tornam-no menos resistente ou completamente propenso a infecções. Portanto, vitaminas para a imunidade são frequentemente usadas nos tratamentos para o seu fortalecimento.

Enquanto isso, os alimentos altamente processados comuns hoje em dia são pobres em componentes bioativos, incluindo: as já citadas vitaminas e micro e macro elementos, gorduras boas, bactérias benéficas, fibra alimentar, antioxidantes. Essas substâncias são destruídas durante o processamento e a manutenção. Em troca, recebemos corantes e aromas artificiais, ácidos graxos saturados, grandes quantidades de sal e açúcar, conservantes, realçadores de sabor, etc. Além disso, comemos poucos vegetais e frutas, especialmente os crus.

O estado imunológico do organismo é afetado não apenas pela nossa condição física, mas também pela nossa condição mental .Estresse, pressa, falta de sono, fadiga, enfraquecem o sistema imunológico. Está cientificamente provado que quando o nível de cortisol, o hormônio do estresse, aumenta, o número de leucócitos e a produção de anticorpos diminui ao mesmo tempo. O estilo de vida sedentário e a falta de atividade física também não ajudam.

Outro fator que reduz a imunidade é o abuso de álcool e outros estimulantes – cigarros, drogas, cafeína. Eles destroem as células do sistema imunológico e alguns nutrientes valiosos. Finalmente, a imunidade baixa do organismo pode ser o resultado da falta de higiene , que nos expõe a um maior contato com patógenos. As deficiências imunológicas transitórias também ocorrem no caso do uso não aplicável de antibióticos, sem o apoio dos probióticos.

Como fortalecer um organismo enfraquecido?

Embora não possamos influir nas deficiências congênitas, podemos fortalecer a imunidade enfraquecida, mesmo sem recorrer a agentes farmacológicos. Isto é importante, embora as condições de imunidade baixa possam ser temporárias e leves, também podem se transformar em uma doença grave e potencialmente letal. Um sinal perturbador e uma espécie de alerta devem ser para nós sintomas de enfraquecimento do organismo como infecções respiratórias frequentes, aumento da suscetibilidade a doenças, esgotamento crônico, falta de vitalidade e fadiga.

Quanto a deficiências transitórias, o fortalecimento da imunidade certamente ocorrerá através de uma dieta adequada, bem equilibrada, rica em vitaminas e minerais. Deve ser enriquecido com vegetais crus ou cozidos no vapor, mel, frutas cítricas e outros produtos que contenham vitaminas C, A e B6 e ácidos Omega-3 . Um reforço adicional para o organismo também pode ser realizado por suplementos alimentares para a imunidade .No entanto, a ingestão de carboidratos e, em geral, de alimentos processados deve ser limitada, e todas as drogas devem ser evitadas.

Leia mais sobre a dieta para imunidade

Um papel importante é desempenhado por um estilo de vida saudável – atividade física regular, sono adequado e descanso necessário e, por fim, a redução do nível de estresse. Precisamos aprender a relaxar, descansar e viver uma vida prazerosa. Para melhorar a condição do organismo, por exemplo, alternar banhos quentes e frios, contribuirá indubitavelmente para uma melhor condição psicofísica e melhoria do sistema imunológico.

Confira:

  • Como fortalecer o organismo
  • Análise das cápsulas para imunidade Cistus Plus

Category: saúde

7 comments

  1. Eu tenho a imunidade fraca desde que eu era criança, eu acho que é inata – isso acontece raramente, mas mesmo assim. Na minha família, muita gente fica doente e com alergia fácil. Dez anos atrás, os métodos caseiros dominam em casa, ou seja, alho, espinafre, alguns licores da vovó, suco de cenoura/nabo/aipo de um espremedor de frutas, etc. Hoje, no entanto, mais frequentemente busco produtos prontos para a imunidade, porque não tenho tempo para preparar. Eu vou te dizer que tem um montão deles e a maioria é realmente eficaz. E não apenas pílulas, mas vários sucos prontos, por exemplo, de urtiga ou aloé, xaropes prontos, misturas de ervas. O que não falta são opções.

  2. Fato, tem um monte de produtos, eu mesma experimentei uma infinidade deles. De fato, com o uso regular, é muito bom para aumentar a imunidade. Mas os métodos caseiros funcionam bem também. Eu quando sinto que a resistência tá caindo, vou à loja atrás de um quilo de limão, leite e alho e eu tomo com um copo cheio (ou pela metade) de água com suco de limão cheio todos os dias duas vezes por dia e uma vez por dia, uma xícara de leite com alho e mel. Muito eficaz.

  3. Diana49 Eu também confio no método da vovó com leite e alho. Eu ainda coloco um pedaço de manteiga. Essa mistura sempre me coloca de pé, quando começo a sentir pior e quando o resfriado está se aproximando.

  4. Para mim, a imunidade enfraquecida vai embora com grandes quantidades de vitamina C, preferencialmente na forma natural. Eu gosto do poder das groselhas, arônias, kiwis, frutas cítricas, morangos, dependendo do que tiver no mercado. Também reina a salsa, rosa canina e oxicoco – que também são ricos em vitamina C.

  5. Senhorita, quais são as suas maneiras de fazer e tomar a rosa canina? Eu tenho acesso a ela. As frutas são muitas, o pior é que não tenho ideia de como usá-las, é claro, para não perder as vitaminas.

  6. @ MariaT, eu também tenho 😉 Quanto à perda de vitaminas, é só usar esta rosa com água quase fervente, quente, mas não fervente. Algumas das vitaminas vão escapar, mas você ainda continuará com a maioria. Algumas das frutas coletadas são secas com um secador, como cogumelos, e então eu bebo chá delas (derramando quase água fervente). Por outro lado eu faço suco – eu coloco uma fruta fresca em uma panela, despejo sobre a água, aqueça por 15 minutos, para que ela não ferva. Eu ponho uma pequena quantidade de água no suco de fruta, um pouco de ácido, mais uma vez esquento por 15 minutos, e coloco no suco feito antes. Coloco no frasco, pasteurizo.

  7. Meu método para a imunidade é todo tipo de verduras – desde ervas, passando por vegetais verdes, por exemplo, brócolis, espinafre, até ervas e algas em pó, por exemplo, cevada, trigo jovem, clorela. É melhor fazer smoothies verdes com este tipo de ingredientes… Pra mim não tem nada melhor (e mais rápido de preparar) para fortalecer a imunidade.

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