Linhaça – emagrecimento e saúde em um!

A linhaça, ou sementes de linhaça, está incluída no grupo de alimentos saudáveis devido às suas propriedades nutricionais e de saúde extraordinárias. Geralmente é usada em aflições e doenças do sistema digestivo, mas também tem um valor emagrecedor. Na verdade, o espectro de sua ação é muito amplo e abrange praticamente todo o organismo.

Linhaça – o que está escondido nos pequenos grãos?

O linho é uma planta originária do Oriente Médio, mas há muito tempo amplamente cultivada em muitos países ao redor do mundo, incluindo o Brasil, onde se tornou uma valiosa matéria-prima para a produção de fibras. Atualmente, é mais popular o uso de sementes de linho para a produção de óleo. Quanto às qualidades curativas da linhaça, elas já eram conhecidas na antiguidade e promovidas pelo próprio Hipócrates. As propriedades pró-saúde de linhaça procedem de sua composição única e, acima de tudo, de ácido graxo alfa-linolênico, que é atribuído muito benéfico para de saúde.

A linhaça é um tesouro de ácidos graxos insaturados, que devem ser fornecidos com alimentos, porque o corpo não os sintetiza sozinho. As sementes de linho também são ricas em proteínas, vitaminas A, B6, D e E, elementos como ferro, zinco, cálcio, magnésio, manganês, selênio e fibra alimentar. Além disso, na linhaça podemos encontrar lecitina, flavonóides e fitoestrogênios, que são os hormônios vegetais, que graças às propriedades antioxidantes protegem o organismo contra os efeitos nocivos dos radicais livres, agindo anticâncer e retardando o processo de envelhecimento.

Linhaça – propriedades e efeitos para a saúde

A presença de ácidos ômega3 nas sementes do linho é de grande importância na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. O consumo regular de linhaça ajuda a manter um bom funcionamento do sistema circulatório, reduz o colesterol e a pressão, previne a formação de placas ateroscleróticas, reduz o risco de coágulos e inflamação venosa. Uns estudos mostraram que pode até promover a regressão de lesões ateroscleróticas.

A linhaça cura os distúrbios e doenças do sistema digestivo e do processo digestivo – evita flatulência e constipação, restaurando a motilidade intestinal normal, elimina a azia e hiperacidez, inflamação do estômago e intestinos. Inibe o crescimento de bactérias e fungos patogênicos.

Combate as infecções e irritações do sistema respiratório, hidrata as membranas mucosas, alivia a tosse seca e doenças semelhantes.

Devido à presença de substâncias com atividade antioxidante, minimiza o risco de doenças cancerígenas, como câncer de intestino grosso ou câncer de mama. Neste último caso, isso está associado à capacidade de aliviar os sintomas da menopausa, um período em que o risco de câncer dos órgãos reprodutivos aumenta.

Umas substâncias valiosas contidas na linhaça também são usadas para cuidados de beleza, já que ela tem propriedades antibacterianas, graças ao qual é um suporte importante na luta contra todos os tipos de espinhas ou acne. Suaviza a pele, hidrata o cabelo enquanto previne a perda dele, fortalece os ossos, os dentes e as unhas. Limitando a influência dos radicais livres, se permite a preservação da aparência jovem a longo prazo.

A lecitina encontrada na linhaça influi em melhor memória e concentração, previne a demência senil.

Linhaça e emagrecimento

Nem todo mundo sabe que as sementes de linho podem se tornar um importante aliado no processo de emagrecimento. Neste caso é significativa a presença de fibras que consiste de frações solúveis e insolúveis.

As frações solúveis afetam a correção da microflora intestinal e melhoram os movimentos intestinais. As frações insolúveis melhoram a digestão e ligando os resíduos metabólicos, normalizam a defecação. Tudo isso tem um impacto sobre uma melhor digestão e metabolismo mais rápido e, ao mesmo tempo, permite livrar-se de doenças digestivas irritantes ou sintomas tanto desagradáveis quanto vergonhosos como flatulência.

Além disso, o conteúdo de fibra faz com que você, depois de comer a linhaça, se sinta saciado por mais tempo, o que é uma maneira simples de reduzir a quantidade de calorias ingerida. As substâncias mucosas encontradas nas sementes de linho, constituídas principalmente por proteínas e polissacarídeos, incham no ambiente aquático, enchendo o estômago. Ao mesmo tempo, têm efeito protetor em relação às paredes do estômago.

O consumo regular de sementes de linhaça traz benefícios de saúde indiscutíveis. A linhaça para a perda de peso será ainda mais eficaz se você as combinar com uma dieta saudável e atividade física.

Linhaça – como se prepara?

A maneira mais comum de consumir a linhaça é fazer uma bebida dela. Encha o copo com duas colheres de sementes com água fervente e deixe-as com a tampa fechada por alguns minutos. Beba quente, você pode adicionar uma colherinha de mel. No entanto, porque nem todo mundo tolera a consistência gelatinosa da bebida, você pode misturar um pouco de sementes com aveia ou painço.

Além disso, a semente de linhaça pode ser adicionada a quase todos os pratos – de iogurtes, coquetéis, arroz e grumos, panquecas e bolos, saladas, molhos e até sanduíches. No entanto, deve ser lembrado que, devido ao conteúdo abundante de fibras, uma refeição com este ingrediente deve ser tomada com muito líquido. Você também não deve exceder uma dose de 3 colheres de sementes por dia.

Linhaça – receitas

1. Coquetel verde com linhaça

Recentemente, tornou-se moda adicionar linhaça a vários coquetéis. Particularmente valiosos e benéficos para a saúde serão coquetéis verdes de legumes (por exemplo, de folhas de espinafre, pepino, aipo, acelga, couve, etc.) com sementes de linho. Você pode colocá-los em uma bebida já misturada ou misturar todos os ingredientes ao mesmo tempo.

2. Barras com linhaça

Uma opção que requer mais trabalho são as barras de linhaça e flocos de aveia. Tome 5 colheres de óleo e 5 colheres de mel, dissolve-as em uma panela. Adicione 2 xícaras de flocos de aveia e 2 colheres de linhaça. Misture tudo cuidadosamente e coloque a massa numa forma, no papel para assar. Asse a 180 graus por cerca de 20-25 minutos. Depois de esfriar, corte em triângulos ou retângulos.

3. Panquecas com linhaça

Despeje 2 colheres de leite e 2 colheres de água numa tigela, despeje 2 colheres de linhaça, misture, quebre um ovo, adicione uma pitada de sal, mexa novamente e espere alguns minutos. Durante este tempo, descasque duas maçãs, rale em fatias grossas, adicione a canela. Frite as panquecas em uma panela sem ou com uma quantidade mínima de óleo. Coloque as maçãs raladas nas tortas fritas.

4. Salada com linhaça

Lave a alface verde e parta-a em pedaços, adicione pepino descascado e cortado em fatias grossas, pimenta vermelha lavada e cortada em tiras, queijo feta cortado em cubos. Misture tudo, polvilhe com cebolinha e sementes de linho.

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