Problemas de sono entre crianças e adultos

O fenômeno conhecido como insônia não é apenas o fato de não podemos adormecer, mas sim um tipo de incapacidade de dormir, cuja quantidade e qualidade nos permite regenerar completamente o corpo e nos fazer com que nos sintamos completamente descansados no dia seguinte. A duração do sono, um traço genético, não determina problemas de sono, mesmo que durem apenas 5 horas.

Para que o sono é necessário?

A insônia ocorre quando os distúrbios do sono são graves o suficiente para ameaçar o funcionamento normal diário do indivíduo. Isso se aplica a todas as áreas de nossas vidas e atividades. O sono insuficiente ou um sono de má qualidade levam à redução da atenção e concentração, irritabilidade e mal-estar. Para ver como a insônia tem consequências negativas na vida pessoal e social, basta ver as estatísticas – pessoas sonolentas causam o dobro de acidentes no trabalho e nos meios de transporte.

O sono é essencial para a regeneração da força, alinhamento do ritmo e pressão do coração, a luta contra o estresse, a regulação bioquímica, a renovação celular, a consolidação dos conhecimentos e habilidades adquiridos. Todos os tipos de problemas de sono definitivamente afetam negativamente a nossa saúde física e mental, contribuem para distúrbios metabólicos, diminuição da imunidade, deterioração de todas as funções mentais, reduzem o humor e ânimo, e até aumentam o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e obesidade.

Distúrbios do sono – os tipos mais comuns de insônia

Talvez o tipo mais comum de problemas relacionados ao sono seja a dificuldade em dormir. Eles ocorrem quando, apesar dos esforços persistentes, rolar na cama, buscar a posição mais confortável e contar carneiros, o sono não vem durante horas. Curiosamente, esses tipos de problemas geralmente afetam pessoas relativamente jovens e profissionalmente ativas.

O segundo tipo é o acordar prematuro. Isso geralmente acontece no caso de maior sensibilidade à luz, porque o amanhecer inibe a secreção de melatonina – o hormônio do sono. Vale a pena lembrar que tomar um drinque para dormir bem funciona, mas o sono em si será mais superficial e mais curto.

Outro tipo de distúrbio do sono é o despertar freqüente à noite. Pode ser devido a razões de doença, mas também a uma refeição muito forte à noite, muitos líquidos ingeridos, ronco ou apneia do sono.

Outro tipo de distúrbio é o caso da síndrome da fadiga crônica. Nesse caso, apesar da quantidade adequada de sono, nos levantamos tão cansados quanto ao deitarnos, e o corpo, que não foi capaz de se regenerat, funciona como se fosse a noite do dia anterior.

Os problemas do sono podem ser causados por determinadas doenças, como depressão, alterações degenerativas na coluna vertebral, infecções, mal de Parkinson, mas a grande maioria delas resulta da falta de cuidados com a higiene adequada do sono.

Insônia entre os adultos

Até recentemente, a insônia era diagnosticada principalmente em idosos, o que, de certa forma, era resultado do processo fisiológico de deterioração da qualidade do sono, devido à reduzida secreção de melatonina. Mas há algum tempo, esse tipo de dificuldade passou a afetar pessoas cada vez mais jovens, até mesmo crianças. Os problemas para dormir, sono intermitente ou sono não-reparador, ou acordar cedo demais, ocorrem em até 40% da população.

Vários fatores contam. A intensidade do trabalho e o estresse associado, estilo de vida pouco higiênico, nutrição irregular e falta de atividade física, têm um impacto direto na quantidade e na qualidade do nosso sono. Um fenomeno freqüente é o aumento da tensão emocional que ocorre até o final da noite, o que torna impossível relaxar e se acalmar, necessários para cair no sono. E mesmo que consigamos adormecer, os sentimentos que experimentamos retornam como pesadelos, ou acordando no meio da noite e não conseguindo cair no sono novamente. Certamente nem uma boa noite de sono, nem horas na frente da tv ou do computador ajudam a ter uma boa noite de sono.

Distúrbio do sono entre crianças

Este é um fenómeno particularmente perigoso para as crianças, porque neste caso um sono suficientemente longo e de boa qualidade é absolutamente essencial para o bom desenvolvimento físico, intelectual e emocional. O defcit de sono pode levar, entre outros, a um crescimento mais lento e anormalidades metabólicas, que promovem diabetes, obesidade e distúrbios lipídicos.

No caso das crianças pequenas, os problemas mais comuns são a falta de sono. Segundo estimativas, afeta cerca de 20 a 30% das crianças entre 1 e 6 anos. A medicina define esse fenômeno como insônia comportamental, porque é o resultado direto da falta de comportamentos adequados que compõem o chamado ritual do sono. Ir deitar tarde ou a falta de um horarário fixo, atividade até o fim da noite, combinada com a intensidade dos estímulos emocionais, ausência de um momento de calma e relaxamento imediatamente antes de dormir são as principais razões para a incapacidade da criança em adormecer.

Uma questão separada é a dificuldade em adormecer ou acordar durante a noite, resultante do estresse vivido, por problemas escolares ou problemas familiares. Em tais situações, você deve obter a ajuda de um psicólogo.

Como dormir melhor?

Tanto para os adultos como para as crianças, a higiene adequada do sono é a questão mais importante. Um estilo de vida saudável combinado com a atividade física, o respeito a horas constantes de sono e para se levantar, a garantia de condições confortáveis no quarto, fortes estímulos emocionais, se acalmar e se descontrair antes de dormir, assim como abandonar jantares fortes são as condições necessárias para uma boa noite de sono. Os adultos também devem se lembrar de eliminar alguns vícios como o álcool, nicotina, café, chá forte e até mesmo os estimulantes, como os “guara-colas”, do cardápio noturno.

Se necessário, podemos ajudar com preparados de ervas suaves, como melatonina, erva-cidreira ou lupulina (extrato de lúpulo). Os cones de lúpulo também podem ser usados para um banho calmante à noite, e dar ao seu filho um copo de leite morno ou uma infusão de camomila.

Category: saúde

9 comments

  1. Eu tive problemas pra dormir durante o tratamento hormonal. O tratamento não ajudou, e me senti ainda pior, então o deixei. Infelizmente, os problemas de sono me derrubaram. Algum de vocês tomou pílulas de melatonina? Eu estou perguntando porque se fala muito sobre elas ultimamente e a maioria são elogios, mas também tem alguns efeitos colaterais… Então eu não sei se vale a pena.

  2. Madalena, Você pode perguntar ao seu médico o que ele acha sobre você usar melatonina. Eu posso dizer pela minha experiência que vale a pena. Isso me ajuda com problemas para dormir, que às vezes me assombram, devido a um estilo de vida bastante turbulento e nervoso. Se você é saudável, eu recomendo a melatonina, mas se você tiver algum problema de saúde, é melhor consultar um médico primeiro.

  3. @Madalena, quanto aos efeitos colaterais da melatonina, não notei nenhum negativo. Só positivos 🙂 Como você pode ler na informação, a melatonina pode causar sonolência excessiva, dores de cabeça ou até mesmo estados depressivos, mas provavelmente acontece apenas se alguém tomar mais do que o recomendado. De qualquer forma, sigo o descrito na embalagem e sinto uma melhora enorme na qualidade do sono e do bem-estar.

  4. Por um mês meu um sono muito superficial. Dormia a noite toda, mas sem nenhum sonho, no geral eu me sinto como se estivesse pouco acordada, com a ideia de que há algo o tempo todo nas minhas costas. Você tem alguma idéia, qual poderia ser a razão e como combatê-la?

  5. Carla353, talvez você beba muito café ou outros estimulantes? Talvez você também tenha muitos estímulos do sistema nervoso, especialmente à noite? Tente deixar o café de lado, tente sempre relaxar e fazer silêncio dentro de casa durante a noite, ervas ou pílulas de ervas suaves ajudam com o sono.

  6. Valeu RedFortress. É verdade, estimulantes e muitos estímulos nervosos podem ser a causa. Eu também percebi que, além do café, que eu adoro, eu inconscientemente tomava uma porção adicional de cafeína, em um efervescente. Eu reduzi a quantidade de cafeína, passo as noites com um livro e uma xícara de erva-cidreira e melhorou 🙂

  7. Muito se fala sobre as ervas para o sono, como a erva-cidreira, a valeriana ou o lúpulo, mas eu recomendo a lavanda. Tem um cheiro tão maravilhoso e hipnotizante que você nem precisa beber (como outras ervas), apenas polvilhar com óleo de lavanda no travesseiro para dormir como uma criança 🙂

  8. Laura, tentei diferentes ervas, lavanda também. É verdade que ajudaram com o sono, mas o despertar noturno foi destruído. Eu tenho um trabalho em todos os tipos de turnos e o meu relógio biológico está ficando louco.

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