Queda na imunidade ou seja: como fortalecer o organismo

O melhor defensor frente aos patógenos e, conseqüentemente, contra doenças, é o próprio organismo, que é equipado com mecanismos imunológicos naturais. O sistema imunológico é capaz de detectar e aniquilar até mesmo as células cancerígenas. No entanto, existe uma condição básica de que deve estar saudável e eficaz. Enquanto isso, seu bom funcionamento pode ser perturbado por certos fatores – doenças, má alimentação, estresse e estilo de vida anti-higiênico. Aprenda a fortalecer o corpo e a melhorar a imunidade natural.

Causas de fraqueza e imunidade reduzida

Além de casos raros de imunodeficiência congênita, o enfraquecimento do sistema imunológico é amplamente influenciado pela dieta e pelo estilo de vida .A fraca resistência é frequentemente o resultado da negligência – má alimentação, falta de atividade física, falta de higiene. Às vezes acontece que a causa está no abuso do álcool ou no uso inadequado de antibióticos.

Outra questão é a imunodeficiência periódica resultante de doenças ou mudanças sazonais. Vivenciamos esses estados de transição muitas vezes, manifestando-se como infecções inofensivas do trato respiratório superior. No entanto, se forem muito frequentes, não devem ser subestimados, porque podem sinalizar uma doença grave que resulta em desordens nas defesas naturais do organismo.

Como fortalecer um organismo enfraquecido e não ter medo de bactérias e vírus?

Primeiro de tudo – uma dieta de apoio à imunidade

Independentemente de ser para fortalecer o organismo após uma doença ou para melhorar a imunidade deficiente resultante da negligência, uma dieta adequada é um pré-requisito para recuperar o equilíbrio natural e, como resultado, o funcionamento adequado do sistema imunológico.Nutrição incorreta, mas também falta de peso, priva o organismo de muitos nutrientes valiosos e essenciais, incluindo vitaminas e minerais, ferro insubstituível e boas gorduras, fibras e antioxidantes.

Como remediar? Proporcionando ao corpo vitaminas naturais e micro e macro elementos , ou seja, introduzindo ao cardápio o máximo possível de vegetais crus, leite e seus derivados, peixes marinhos, fígado, legumes, nozes e sementes, produtos integrais, frutas cítricas e outras frutas, mel em vez de açúcar.

Por sua vez, o consumo de alimentos altamente processados deve ser reduzido ao mínimo .Geralmente contém muitos carboidratos que retardam o funcionamento dos mecanismos de defesa e das gorduras animais que afetam negativamente os glóbulos brancos. Além disso, produtos industrializados e semi-industrializados são extremamente pobres em componentes bioativos úteis, como vitaminas, minerais e fibras.

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Segundo – sono e descanso

Pesquisas científicas confirmaram que o sono tem um efeito realmente benéfico na imunidade do organismo, assim como um repouso completo .O organismo de uma pessoa descansada lida muito melhor com diferentes bactérias ou vírus e, por sua vez, a fadiga e o sono insuficiente influenciam a sua fraqueza. Fortalecer um organismo enfraquecido é, portanto, não apenas questão de nutrição adequada, mas também de proporcionar um ritmo permanente de trabalho – descanso, vigília – sono (cerca de 7-8 horas por dia).

A questão do repouso junta-se com o problema seguinte e persistente da vida moderna, ou seja, o estresse. Os médicos concordam – o estresse pode ser a raiz de muitas doenças somáticas e, sem dúvida, enfraquecer nosso sistema imunológico. É por isso que é tão importante não permitir que acumule e aplique técnicas comprovadas de relaxamento .Estes incluem, entre outros: massagem, banho quente, bem como encontros e conversas com amigos, entretenimento e, finalmente, o já subestimado, e o melhor remédio da medicina – o riso que libera as emoções positivas, estimulando a produção de endorfinas e células imunológicas.

Em terceiro lugar – atividade física regular

Uma dose diária de movimento , especialmente ao ar livre, não só fortalece o corpo, mas também contribui para a melhoria da condição geral e também afeta positivamente a nossa figura.Sem estar se matando no ginásio ou correndo maratonas, apenas uma rápida caminhada algumas vezes por semana, andar de bicicleta, caminhada nórdica, jogging ou aeróbica. É importante que a atividade física seja sistemática, independentemente da estação do ano.

Quarto – fortalecimento do organismo

É óbvio que um organismo fortalecido tolerará mais facilmente as flutuações de temperatura e lidará melhor com ameaças por vírus.A maneira mais simples de fortalecer o organismo é tomando um banho alternadamente quente e frio. No entanto, é necessário esfriar gradualmente a água de modo que, pelo menos no início, a diferença de temperatura não seja muito grande e violenta. Dessa maneira, o organismo ativa o sistema imunológico.

Quinto – substâncias naturais, ervas para a imunidade

Sabe-se há muito tempo que o consumo regular de alho protege contra infecções. Este vegetal tem fortes propriedades antibacterianas e antivirais, além disso, como as cebolas, mobiliza o sistema imunológico do organismo. Quando se trata de fortalecer o organismo (após uma doença e profilaticamente), óleo de peixe, ginseng, purga, gengibre, suco de beterraba crua e cocktails feitos de vegetais frescos e frutas são insubstituíveis.

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Category: saúde

3 comments

  1. Isso me ajudou muito a fortalecer a minha imunidade, pois introduzi uma atividade regular, ou seja, comecei a correr. Antes disso, eu tinha resfriado o tempo todo, e até mesmo um corrimento nasal alérgico todos os anos durante o período de floração. Desde que tenho feito as sessões na esteira na academia, percebi que não estou mais pegando resfriado ou alergia. Eu recomendo para todos. No entanto, uma observação, se você começar a correr ou praticar uma disciplina diferente, cuide da suplementação de minerais e vitaminas, porque o organismo precisa deles mais do que tudo. Perdemos muitas substâncias valiosas junto com o esforço.

  2. Eu tenho problemas de tireóide e minha imunidade está arruinada. O médico disse que eu deveria mudar meus hábitos alimentares, eu também prescreveu alguns preparados para a imunidade. Eu também penso em alguma atividade, também é freqüentemente enfatizado que isso ajuda. E para mim nesta matéria um fracasso total 🙁 O esporte nunca foi meu ponto forte. Vocês conhecem algumas formas de atividade que são boas para uma iniciante, de modo de se poder praticar com prazer e não ser muito árduo para não desanimar.

  3. ElisaCouto, é para você mesmo escolher uma forma de atividade para si. O que adianta, se eu disser que, por exemplo, a aeróbica durante o boxe é ótima, já que você não for bom para você. Você tem que escolher por sua própria conta, mas o que posso fazer para te ajudar, no começo, é que é para você escolher algo leve, talvez alguma dança, natação, caminhada? Ou talvez um investimento em uma bicicleta ou uma máquina de exercícios em casa (esteira, orbitrek)?

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