Queima de gordura – um manual de A a Z para quem quer emagrecer

A queima de gordura é um processo que ocorre em ritmos diferentes, dependendo do nível de sobrepeso, do condicionamento individual do corpo, mas, em primeiro lugar, dos passos que tomamos com base na dieta, atividade física e suplementação. Você quer aprender os métodos mais valiosos para estimular o processo de queima de gordura e perder peso duas ou três vezes mais rápida? Leia o nosso manual de A a Z para emagrecer!

1. Treino para queimar a gordura

Há muitas opiniões contraditórias a respeito do treinamento para a queima de gordura. Alguns recomendam exercícios aeróbicos, outros afirmam que vale a pena fazer exercícios de peso, outros que nada pode substituir os efeitos que o treinamento intervalado pode oferecer. Acontece que todos tem sua razão. Tudo depende da etapa da perda de peso e do tipo de atividade ao qual o nosso corpo reage melhor em um determinado momento.

Por exemplo: uma pessoa que está com sobrepeso e que não pratica nenhum esporte até agora e que começou a fazer sessões de cardio de 40 minutos quatro vezes por semana na esteira, notará perda de gordura grande e relativamente rápida. Por outro lado, uma pessoa que está quase com sobrepeso e que tem treinado de forma semelhante por dois anos pode não notar nenhuma perda de peso ou gordura.

Se você quiser acelerar a queima de gordura, você deve estar sempre “atualizado com as condições do seu corpo”. O corpo humano se acostuma rapidamente a uma determinada forma de atividade e, com o tempo, começa a economizar energia de maneira mais eficiente. Vale a pena diversificar seus treinos e aumentar gradualmente o nível de esforço. Graças a isso, você manterá uma alta taxa metabólica, e a queima de energia serão grandes o suficiente para que seu corpo ainda possa alcançar de tecido adiposo.

Se você for um iniciante, experimente um treinamento aeróbio (por exemplo: jogging, aeróbica, natação, andar de bicicleta estacionária, etc.), fazer exercícios regularmente, várias vezes por semana, por pelo menos 30 minutos, de preferência 45-60 minutos. Treine a um ritmo moderado, garantindo que a sua frequência cardíaca varie entre 60 e 70% da sua frequência cardíaca máxima. Se calcula a frequência cardíaca máxima, subtraindo a sua idade do valor 220. Você não precisa praticar com um monitor de frequência cardíaca, mas lembre-se que o treinamento aeróbio não deve ser muito intenso, de forma a levar a falta de ar, nem muito devagar, que não aumenta a freqüência cardíaca ou que não faça suar.

Se você já tem alguma experiência com o cardio e notou que não tem perdido peso, pode introduzir elementos de peso (por exemplo: treinamento com pesos 2-3 vezes por semana), que se fazem com que os músculos trabalhem intensivamente, fazendo com que mais energia seja necessária. Você também pode fazer exercícios intervalados que aumentam a taxa metabólica e estimulam a queima de gordura. O treinamento intervalado pode ser baseado em qualquer disciplina, o que conta é a sua intensidade e as mudanças de ritmo (o exercício deve ser realizado alternadamente com intensidade alta e moderada).

Os exercícios para queimar gordura podem ser implementados em uma variedade de disciplinas e ciclos e, mais importante, para combinar as capacidades de sua condição física, e conforme o corpo for se acostumando com a formação, podemos aumentar a sua intensidade. Também vale a pena lembrar a respeito da introdução simultânea de uma dieta que sustente uma rápida queima de gordura, sobre a qual você vai ler na próxima parte do artigo.

2. Dieta para queimar a gordura

A primeira regra da dieta para a queima de gordura é uma redução significativa dos carboidratos simples. Não confunda limitação com a eliminação completa. Uma certa quantidade de carboidratos simples é essencial para o bom funcionamento do organismo, uma vez que são o combustível do nosso cérebro e músculos.

Na dieta para a queima rápida de gordura, vale a pena dar a principal proteína, que acelera o metabolismo e que, para ser digerida, necessita de maior gasto energético incorrido pelo organismo. Eles são perfeitos aqui: requeijão, kefir, iogurtes naturais, soro de leite coalhado, ovos, carne magra de frango, lombo de vaca, peixe.
É importante consumir carboidratos mais saudáveis, do que aqueles contidos em doces, batatas fritas, refeições prontas, fast foods (que também contêm um monte de gorduras más), bebidas coloridas. Uma fonte muito melhor de carboidratos são as frutas, sucos reais ou sobremesas feitas à mão.

Na dieta para a queima rápida de gordura, vale a pena fornecer uma dose de proteína, que irá acelerar o metabolismo e que, para ser digerida, necessita de um maior gasto energético pelo organismo. As mais recomendadas são: requeijão, quefir, iogurtes naturais, leitelho, ovos, carne magra de frango, lombo de vaca, peixe.

Se você estiver engajado em uma queima de gordura intensa do seu próprio corpo, não se esqueça de incluir produtos com fibra (vegetais, frutas, pão integral, cereais integrais, arroz integral, cereais, farelo, grãos e semente de linhaça) na sua dieta diária. A fibra dietética melhora o metabolismo e os processos digestivos, aumenta a sensação de saciedade e previne os picos de açúcar no sangue, para que você possa evitar a sensação de fome e queimar mais calorias.

Outra observação importante – ao fazer uma dieta para queimar a gordura, não desista completamente da gordura. Elas também são muito importantes para o corpo, mas vale a pena manter a moderação na sua quantidade e buscar apenas as variantes saudáveis, como: azeite de boa qualidade e óleo de colza, óleo de coco, óleo de linhaça, nozes e amêndoas.

Veja quais produtos excepcionalmente suportam a queima de gordura:

  • Pimenta Chili – seja inteira ou em pó, vale a pena incluí-la permanentemente no menu. Eles contêm capsaicina e são um antídoto indiscutível entre os termogênicos naturais. Aumentam o calor do corpo e, com isso, intensificam os processos metabólicos, levando a uma queima de gordura mais intensa do corpo.
  • Canela – da mesma forma que a pimenta, possui habilidades termogênicas e aumenta a taxa de metabolismo. A vantagem da canela é o sabor e a versatilidade no uso. Combina bem com pratos doces e picantes. Ao usá-la muitas vezes em sua cozinha, você está lutando contra a deposição de gordura praticamente o tempo todo!
  • Chá verde – graças às catequinas e polifenóis incluídos, ajuda a limitar a absorção de gordura dos alimentos, apoia ativamente o metabolismo e melhora o processo de queima de gordura acumulada.
  • Açafrão – este tempero oriental tem um incrível potencial de emagrecimento. Afeta a digestão (apoia a produção de sucos digestivos), melhora o metabolismo e, o mais importante, neutraliza a formação de novas células de gordura e ativa o processo de queima de gordura corporal armazenada.
  • Vinagre de maçã – pode ser um forte suporte no processo de redução da gordura corporal. Contém grandes quantidades de substâncias valiosas para o nosso sistema digestivo: pectina, bactérias benéficas, ácidos orgânicos e enzimas. Estimula a produção dos sucos digestivos, facilita a digestão de carboidratos e gorduras. Além disso, limpa o corpo das toxinas, estimula o metabolismo, atua na redução dos níveis de açúcar no sangue e aumenta a sensação de saciedade. O que nos faz consumir menos calorias e nos livrarmos da gordura mais rapidamente.
  • Toranja – vale a pena comê-la sempre que possível. São extremamente saudáveis, com pouquíssimas calorias e são um ótimo remédio para o apetite elevado. Desintoxicam o organismo, aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura corporal.

3. Cápsulas e comprimidos para queima de gordura

piperinoxVocê já sabe o que comer e como se exercitar, intensificar processos metabólicos e acelerar a queima de gordura. Falta um terceiro fator muito importante, graças ao qual os efeitos da perda de peso podem ser ainda mais rápidos: a suplementação. De acordo com a opinião de pessoas que por cápsulas e comprimidos que ajudam perda do peso, os melhores queimadores de gordura são multicomponentes, que são uma composição de substâncias com propriedades termogênicas e que suprimem o apetite.

Por exemplo, um dos suplementos alimentares maispopulares para emagrecer –Piperinox, que contém até 5 termogênicos: piperina, extrato de laranja azeda, gengibre, pimenta caiena e guaraná. Junto contém cromo para inibir o apetite. Estes dois grupos de ingredientes colocados no preparação garantem uma ação melhor – os bloqueadores de fome nos fazem manter uma dieta hipocalórica sob controle, e os termogênicos garantem uma intensificação da queima do tecido adiposo.

Vale a pena ler: Classificação de queimadores de gordura

Category: dietaemagrecimentoSuplementos alimentares

6 comments

  1. Eu concordo 100% sobre o treinamento. Quando comecei a minha aventura com a corrida, fazia treinamentos de 30 minutos e o peso caia realmente rápido. Mais tarde, no entanto, tudo diminuiu e parei no mesmo lugar. E eu queria perder mais de 5 kg, então comecei a aumentar o meu tempo de corrida a cada 3dias, 5 minutos a mais. Desta forma, eu cheguei a praticamente uma hora de corrida e quase consegui me livrar desses 5 kg, só falta 1 kg 😀

  2. É verdade que o treinamento aeróbico rápido é melhor para a saúde, melhora a forma e o bem-estar mas não é tão bom para a perda de peso. Com cerca de 10 kg a mais eu fazia cerca de meia hora de sessões no stepper. Eu não perdi nenhum quilo, talvez algum quilo, mas definitivamente não foram os efeitos que eu esperava. Somente quando eu diversifiquei o plano de treinamento, adicionei treinamento com halteres ao stepper, e alguns dias na esteira, inicialmente de 30, depois de até 50 minutos, ele mudou, e mudou mesmo 🙂 em meio ano perdi quase todo o excesso de peso

  3. Eu acho que não são apenas as mudanças no treinamento que podem levar à queima de gordura, mas também na dieta. Você pode, por exemplo, fazer o antigo plano de treinamento e cortar as calorias e você já vai ter um déficit de energia que ativa as reservas de gordura.

  4. MJMJ, é como você falou. Eu fiz o mesmo. Por exemplo, eu corro uma hora e este sistema tem dado certo. Nem teria tempo para introduzir novos exercícios ou fazer corridas mais longas. Mas como eu queria reduzir o resto da gordura, modifiquei minha dieta. Comecei a comer muito mais vegetais de diferentes formas, e diminui o carboidrato e funcionou

  5. Eu acho que sem um bom queimador não tem como. Quantas vezes eu tentei sem suplementos mas perdi peso só até um certo ponto. Não conseguia perder uma certa quantidade de gordura. Só depois com os queimadores de gordura que consegui terminar o processo.

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