Termogénicos – extraordinários aceleradores de queima de gordura

Termogénica – o que é isso?

A termogenia é chamada de todas as substâncias, tanto naturais como sintéticas, que, quando introduzidas no corpo, causam aumento da produção de energia térmica e, consequentemente, um alto gasto calórico. O mecanismo de acção da termogénese está relacionado com o fenómeno fisiológico da termogénese no nosso corpo.

A termogénese em fisiologia é chamada de todos os processos no corpo que produzem calor para manter uma temperatura corporal constante. Existem vários tipos de termogénese, como por exemplo:

  • Termogénese pós-prandial – ocorre após uma refeição. Está então associado a um aumento da temperatura corporal e do consumo de energia, que está relacionado com os processos de digestão, transporte e assimilação dos alimentos. Alguns tipos de alimentos dão um efeito termogénico mais elevado, causando uma queima mais intensa de calorias, e outros mais baixos. Os melhores termogénicos entre os produtos alimentares são as proteínas. Também se destacam boas propriedades termogénicas: chá verde, produtos integrais, nozes, gengibre, pimenta malagueta.
  • Termogénese pós-treino – como o nome diz, ocorre após esforço físico, por exemplo, após força, intervalo e treino aeróbico. Então a temperatura corporal aumenta e o suor se intensifica. Os músculos trabalham com o dobro da potência, utilizando grandes depósitos de energia. Isto promove a aceleração da redução do peso corporal – o corpo atinge as reservas de gordura, a fim de obter a quantidade certa de “combustível” para os músculos que trabalham arduamente.
  • Tremor termogénese (termogénese tremida) – ocorre quando o corpo é exposto a temperaturas mais baixas. As fibras musculares são contraídas mecanicamente a fim de gerar calor e evitar o arrefecimento. Isto cria o conhecido efeito de tremores corporais, tremores, arrepios, arrepios.
  • Termogénese sem tremor – um termo geral para termogénese que não está associado a uma diminuição da temperatura ambiente e tremor muscular. No fenômeno da termogénese não espinhosa lidamos com um aumento na produção de hormonas com efeito gerador de calor e um aumento na taxa de metabolismo.

A termogénese pós-prandial e pós-treino são normalmente utilizadas para acelerar o processo de queima de gordura. Ambos podem ser uma forma eficaz de duplicar o gasto calórico e aumentar a proporção de tecido lipídico na produção de energia e, portanto, uma perda de peso mais eficiente. Os melhores resultados serão alcançados através da activação simultânea da termogénese pós-prandial e pós-treino – utilizando queimadores de gordura termogénicos e termogénicos nos alimentos e através da actividade física que mobiliza os músculos para trabalharem arduamente. Desta forma, podemos também queimar a chamada gordura resistente (por exemplo, do abdómen, coxas, ombros, ancas) que é extremamente difícil de reduzir.

Termogénica natural e termogénica sintética

termogénicos, pimenta malagueta

Entre as substâncias com propriedades termogênicas, há as naturais – obtidas de plantas e sintéticas – feitas de substâncias artificiais por processos químicos. Os dois tipos de termogénicos têm o mesmo mecanismo de acção – aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo, aumentam o gasto calórico e aumentam a decomposição do tecido adiposo. No entanto, os termogénicos naturais são muito mais seguros para a nossa saúde. Estes artificiais agem mais rapidamente e podem causar anomalias no funcionamento do corpo.

Termogénicos sintéticos – eficazes na redução de gordura, mas perigosos para a saúde

Embora os termogénicos sintéticos tenham um elevado potencial de redução de gordura, na sua maioria são substâncias ilegais. Eles têm efeitos secundários perigosos para a saúde, por isso em muitos casos não têm lugar no mercado oficial. É melhor não usar tais substâncias porque, primeiro, estamos expostos a uma série de problemas de saúde, incluindo a destruição dos sistemas cardiovascular e nervoso, segundo, nunca sabemos ao certo o que dentro de tais comprimidos provenientes do mercado negro ou de uma marca anónima e desconhecida realmente “assenta”. Os termogênicos sintéticos populares incluem:

  • efedrina HCL,
  • Sibutramina,
  • dinitrofenol (DNP),
  • Clenbuterol,
  • fentermina (Adipex).

Infelizmente, todas estas substâncias são perigosas para nós e têm toda uma série de efeitos secundários. Agem no corpo de forma muito intensiva, intensificam artificialmente os processos metabólicos, causando distúrbios de sistemas e órgãos importantes (como o cérebro ou o coração) e carregando um alto risco de danos ou ineficiência. O que é importante, sintéticos como o dinitrofenol são mesmo letais. O DNP é uma substância altamente tóxica utilizada, entre outras, na produção de herbicidas. Provoca uma intensificação drástica do metabolismo e leva à “ebulição” do corpo a partir de dentro. Há casos de mortes depois de tomar o DNP, por isso é melhor evitar este produto químico com um arco largo.

Um arco igualmente largo vale a pena evitar estimulantes fortes, como a mencionada efedrina, sibutramina, fentermina, clenbuterol ou anfetamina. Embora acelerem a queima de gordura, também têm um inconveniente muito importante, a saber, sobrecarregam o coração, aumentam a pressão, interferem com as funções neurológicas e aumentam o risco de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. Em muitas pessoas, estas substâncias causam reacções adversas como, por exemplo:

  • palpitações do coração,
  • Aumento de pressão,
  • falta de ar,
  • …e as dores de cabeça e as tonturas,
  • As mãos a tremer,
  • nervosismo excessivo, agressividade,
  • Distúrbios do sono,
  • agitação excessiva,
  • mudanças de humor,
  • após a substância ter sido descontinuada, deterioração mental, estados depressivos, apatia.

Termogénicos naturais – eficazes e seguros

A maioria dos redutores de gordura disponíveis à venda são construídos com base em substâncias termogénicas naturais obtidas a partir de materiais vegetais seleccionados. As propriedades termogénicas incluem frutas cítricas, chá verde, alho, café e especiarias com um sabor distinto, muitas vezes picante. Vamos dar uma olhada nos queimadores de gordura mais usados e nos termogénicos naturais mais eficazes. Aqui estão eles:

Capsaicin

Seja o termogénio natural mais popular, massivamente utilizado em suplementos dietéticos de apoio à modelação de silhueta. É obtida a partir de pimentas picantes, que na forma em pó também são conhecidas como pimenta cayenne. A capsaicina, através do efeito de aumentar o calor corporal, contribui para o aumento do gasto de energia e da queima de gordura. A substância também promove a perda de peso, inibindo o apetite e melhorando a digestão.

Além disso, a capsaicina é um poderoso antioxidante com um efeito extremamente positivo sobre a nossa saúde. Entre outras coisas, estimula a limpeza do corpo de toxinas, protege as células da degeneração e do envelhecimento e mostra propriedades anticancerígenas.

Piperina

Outra termogénese natural da popular especiaria, desta vez da pimenta preta. A piperina tem um efeito termogênico, aumenta o metabolismo, estimula a queima de calorias e a quebra de gordura, acelerando assim o processo de perda de peso. Também tem um efeito na digestão. Fortalece a secreção do suco gástrico, pancreático e intestinal, melhora os processos digestivos, regula o ciclo dos movimentos intestinais, previne distúrbios gastrointestinais, melhora a assimilação de nutrientes valiosos dos alimentos.

A piperina também tem outras propriedades promotoras de saúde: melhora a concentração, a memória e a produtividade mental, tem um efeito antioxidante, apoia a desintoxicação do corpo através de efeitos diuréticos, previne o cancro, combate a inflamação.

Kurkumina

A curcumina é uma substância valiosa contida numa popular especiaria asiática – o açafrão-da-índia (também conhecido como especiaria longa). Distingue-se pelo seu efeito termogénico e metabolismo acelerador, mas isto não é o fim das suas propriedades adelgaçantes. Regula os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ataques de fome e estimula a decomposição das gorduras dos alimentos, impedindo o seu armazenamento. Além disso, melhora o trabalho do sistema digestivo, melhora a digestão, protege contra a flatulência e a indigestão, apoia a função hepática. A Curcuma também tem várias propriedades promotoras de saúde, incluindo anti-inflamatórios, antioxidantes, desintoxicantes, antibacterianos e antivirais.

Gengibre

O gengibre, zingiberol, zinferon e shogaol contidos no gengibre são substâncias termogénicas fortes, graças às quais podemos efectivamente aumentar a taxa de metabolismo, aumentar o consumo calórico do organismo e aumentar a queima de gordura de reserva. O que é importante para as pessoas que perdem peso, o gengibre, à semelhança de outros termogénicos naturais, melhora os processos digestivos, tem um efeito diastólico, facilita o esvaziamento, alivia-nos da flatulência e de outras afecções gastrointestinais, o que ajuda a reduzir a circunferência abdominal. A Ginger também apoia a nossa saúde, entre outras coisas, prevenindo o stress oxidativo das células, reduzindo a inflamação, combatendo infecções e constipações, reduzindo as afecções articulares.

Chá verde

O chá verde é rico em catequinas (EGCG) e cafeína natural, graças à qual apresenta capacidades termogénicas, acelera o metabolismo, melhora o metabolismo dos hidratos de carbono e das gorduras, previne a acumulação de lípidos nos alimentos e estimula a queima do tecido adiposo armazenado. Outras propriedades valiosas do chá verde incluem: redução do apetite, melhoria do sistema digestivo, melhoria do humor, regulação dos níveis de colesterol, combate aos radicais livres nocivos, desaceleração do processo de envelhecimento, limpeza do corpo de toxinas, redução do excesso de água subcutânea.

Canela

É impossível negar esta especiaria aromática com numerosas propriedades adelgaçantes. Em primeiro lugar, a canela é um agente termogénico, por isso intensifica o metabolismo e estimula a queima de gordura (dá resultados particularmente bons quando combinada com outras substâncias termogénicas, como a cafeína ou a curcumina). Em segundo lugar, a canela é especialista na regulação do metabolismo dos hidratos de carbono no organismo – normaliza os níveis de glicose no sangue, tem um efeito benéfico no pâncreas e regula a secreção de insulina, reduzindo assim o apetite e protegendo contra ataques de fome e ingestão excessiva de porções de alimentos. Em terceiro lugar, suporta processos digestivos, elimina doenças estomacais, flatulência e indigestão. Em quarto lugar, estimula a remoção de substâncias nocivas do organismo. Em quinto lugar, reduz o apetite por doces.

Synephrine

A sinefrina é um extracto de laranja amarga, considerada um substituto seguro da efedrina devido às suas fortes propriedades emagrecedoras e, ao mesmo tempo, à sua origem natural e efeitos mais suaves sobre o organismo. A sinefrina tem fortes propriedades termogénicas, o que se traduz num elevado gasto calórico e na activação da decomposição da gordura de reserva. Esta substância funciona bem como um suporte de pré-treino. Não só aumenta a queima de gordura durante a actividade, como também reduz a fadiga, acrescenta energia e aumenta o nosso desempenho físico, facilitando-nos a realização dos nossos planos de treino. Além disso, a sinefrina ajuda a controlar a sua dieta, uma vez que suprime eficazmente o seu apetite e previne os excedentes calóricos.

Guaraná

O guaraná é uma planta brasileira que é uma das melhores fontes de cafeína natural. Funciona como o café, mas os efeitos são mais fortes e duram mais tempo, o que é sem dúvida uma boa notícia para aqueles que procuram uma fonte de energia adicional e uma forma eficaz de combater o cansaço psicofísico e a relutância em ser activo. Utilizando suplementos com guaraná, podemos contar com estímulos e um aumento da motivação, o que facilitará a realização dos nossos planos de treinamento. O fluxo de energia após o guaraná e a cafeína natural que este contém vai de mãos dadas com a supressão do apetite e um efeito termogénico, graças ao qual os processos metabólicos e a redução de gordura serão intensificados.

Forskolina

O forskolin é uma substância activa da urtiga indiana com um efeito amplamente benéfico para a saúde. Tem também numerosas propriedades emagrecedoras, graças às quais tem um lugar em muitos redutores de peso. A forskolina melhora a termogénese, acelera a queima de calorias, estimula o metabolismo da gordura e apoia a lipólise, estimulando a redução da gordura de reserva acumulada. Também tem um efeito benéfico na digestão, suporta o pâncreas e previne as flutuações do açúcar no sangue. O importante é que a forskoline melhora o trabalho da glândula tiróide, o que facilita a perda de peso nos casos em que a gordura estava associada ao funcionamento anormal da glândula tiróide.

Verifique a classificação dos queimadores de gordura contendo os termogénicos naturais mais fortes

Termogénicos nos alimentos – o que comer para melhorar a termogénese?

dieta termogénica, pão integral, ovo, legumes

Graças a uma dieta devidamente composta, é possível intensificar a termogénese, aumentar o metabolismo e estimular o organismo a utilizar mais frequentemente as reservas de gordura, a fim de obter doses energéticas adequadas. Como já foi mencionado, alguns tipos de alimentos dão um melhor efeito termogénico, outros pioram. A maior parte da termogénese é intensificada por proteínas, o segundo lugar é ocupado pelos hidratos de carbono (primeiro os hidratos de carbono complexos como a fibra dietética, depois os hidratos de carbono simples), e o terceiro lugar pelas gorduras. Portanto, o nosso menu diário deve ser baseado em produtos com alto teor de proteínas e fibras, enquanto que devemos limitar os açúcares e gorduras simples.

O melhor termogénico em alimentos é:

  • Leite magro (kefir, leitelho, queijo branco, queijo cottage, iogurte natural),
  • Vê se tens coragem,
  • leguminosas (ervilhas, ervilhas verdes, feijão, grão-de-bico, lentilhas, soja, feijão),
  • legumes,
  • frutas ricas em vitamina C, como os citrinos,
  • Especiarias picantes,
  • alho,
  • Cacau e café,
  • grãos de cereais e produtos integrais (por exemplo, sementes de girassol, sementes de abóbora, flocos de aveia, arroz integral, grumos grosseiros),
  • carne magra e peixe.

Dieta termogénica – um menu

Comemos muitas proteínas e fibras e reduzimos fortemente os açúcares simples (especialmente os dos doces e alimentos processados) e as gorduras (especialmente as gorduras trans, carnes oleosas, carnes frias oleosas, manteiga). As variedades de queijo gordo e os óleos vegetais são consumidos em pequenas quantidades. Uma dieta exemplar numa dieta termogénica pode ter este aspecto:

Dia 1

  • Pequeno-almoço: queijo fresco de abacate, pimenta preta e sementes de abóbora, 2 fatias de pão integral, 2 fatias de presunto magro, um punhado de tomates cereja
  • 2 café da manhã: salada de frango (frango cozido, alface, pimenta, feijão, pepino, rabanetes, molho vinagrete)
  • Jantar: bacalhau assado, inhame assado, salada de beterraba com pimenta malagueta
  • Snack: coquetel de proteínas de leitelho, queijo do campo e bagas ou framboesas com adição de canela
  • Jantar: courgettes recheadas com grumos de trigo sarraceno, cogumelos e tomate (com um pouco de queijo mozzarella em cima)

Dia 2

  • Café da manhã: cordeiro com leite de coco e frutas
  • 2 pequeno-almoço: 2 torradas de cereais integrais com salmão fumado e azeitonas, toranja
  • Jantar: sopa de creme de ervilhas verdes com curcuma, arroz integral com goulash de peru picante
  • Snack: iogurte natural com nozes, sementes de girassol e mel
  • Jantar: graham com queijo branco e pasta de cavala fumada, alface, pepino em vinagre, pimenta

Dia 3

  • Pequeno-almoço: omelete com aveia, tomate, colorau e presunto temperado com pimenta cayenne e manjericão.
  • 2 café da manhã: salada de frutas, kefir
  • Jantar: sopa de lentilhas temperada com gengibre e caril, peru grelhado com salada de alho francês, cenouras, aipo para o segundo prato
  • Lanche: arroz integral com maçã guisada e canela
  • Jantar: sanduíches de pão integral com alface e pasta de atum (feitos com atum no seu próprio molho, azeitonas picadas, alho, cebola picada, malagueta, uma colher de mostarda e uma colher de iogurte grego)

Dia 4

  • Café da manhã: farinha de aveia com iogurte, banana, kiwi, sementes chia e amêndoas.
  • 2 cafés da manhã: hambúrguer vegetariano feito de pão integral, hambúrguer de legumes, alface, tomate, cebola e pepino em lata (com ketchup ou iogurte e molho de alho)
  • Jantar: grumos de cuscus, peito de frango assado em vinagre de maçã, azeite, mel, gengibre, alho e curcuma, salada de couve de Pequim
  • Lanche: coquetel de frutas e legumes, um punhado de amêndoas ou sementes de girassol
  • Jantar: ovos mexidos com tomate, 2 fatias de pão integral

Category: emagrecimento

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